Planejamento de Vendas – Como lucrar mais com minha empresa?

Planejamento de Vendas – Como lucrar mais com minha empresa?

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Muitas pessoas estão abrindo agora o seu negócio, ou até mesmo já abriram, e pensam “Como lucrar mais com minha empresa?”. É um pensamento recorrente na cabeça de muitos empresários, pois eles sempre  começam com uma expectativa e a realidade acaba batendo com uma força na empresa, fazendo muitos empreendedores buscar alternativas para vender mais. O que é preciso para que eu venda mais? Um Planejamento de Vendas!

Planejamento de Vendas

Um planejamento de vendas, a pesar de ser algo muito simples, faz uma grande diferença na empresa. Talvez por ser algo considerado “simples”, muitos empreendedores ignoram o planejamento de vendas. Com certeza é um dos piores erros, pois todo o negócio (seja ele qual for) deve ser muito bem planejado.

Como fazer uma planejamento de Vendas?

Nós separamos o planejamento de vendas em cinco passos simples para que você consiga desenvolver um plano de vedas que seja simples porém efetivo.

01 – Defina objetivos

Ignore sua situação atual. Pense o seguinte, onde sua empresa quer chegar? O quanto você quer vender por mês? Quanto de lucro você quer ter anualmente?

02 – Analise a situação

Nesse ponto, você volta para sua situação atual. Como sua empresa está estruturada nesse momento, como ela precisará ser quando tiver vendendo / lucrando o que você definiu como objetivo? Ela precisará trocar de local de produção, precisará de uma equipe de produção maior, de uma equipe de vendas maior? Veja também fora da sua empresa, veja que tendências de mercado você pode seguir para ajudar a chegar no seu objetivo

03 – Conheça o público-alvo

Saiba para quem realmente você está vendendo. Nada pode fazer uma empresa fazer mais sucesso do que conhecer seu publico alvo, saber de suas necessidades e principalmente do seu poder aquisitivo.

04 – Estude a concorrência

Tente descobrir o quanto seus concorrente vendem, quanto cobram por produtos similares aos seus. Isso é importante para que você não trace metas muito baixas ou absurdamente altas. Serve também para que você consiga estipular um valor que seja bom para o seu produto e ao mesmo tempo competitivo.

05 – Estipule prazos

Ao estipular um objetivo, você deve também estipular uma data. “Quero vender o dobro do que vendo hoje”. Ok, mas quando? Semana que vem? Ano que vem? Daqui 30 anos? Não basta fazer a sua meta, tem que estipular uma data para que “no futuro a gente muda isso”. Com prazos estabelecidos, você fará o possivel para que o prazo seja cumprido.

06 – Divida suas metas

Uma metáfora que se aplica muito bem a essa parte do planejamento é a seguinte: Se você está em um bar tomando uma cerveja e o garçom lhe entregar um prato com um salame inteiro nele, você não vai conseguir come-lo. Porém, se o garçom traze-lo fatiado em pequenas fatias, você vai degustando-o junto com sua cerveja e quando você ver, já não tem mais nada no prato.

Com seus objetivos é a mesma coisa. Você não deve fazer um grande planejamento e focar nele desde já. Se você fez certo, o seu objetivo deve ser muito grande perto do que você tem hoje e você deve pensar “é impossivel”. Mas se você cortar esse objetivos em pequenas partes, você perceberá que até mesmo antes do prazo seu objetivo terá sido alcançado.

 

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