Dicas de Negócios Negocios

Fabricação de gelo, por onde começar

Uma empresa de fabricação de gelo tem tudo para dar certo – ainda mais em um país de estações quentes e cheio de pessoas dispostas a celebrar todas as festividades, fins de semana e feriados como o Brasil!

Esse tipo de negócio está atualmente em alta, se destacando entre diversas atividades diferente.

Portanto, se você quer ter seu próprio negócio e faturar com seu próprio projeto, uma empresa de fabricação de gelo pode ser o primeiro passo para garantir seu sucesso empresarial.

Saiba por onde começar e o que fazer para que sua fabricação de gelo dê certo e o seu negócio de um bom lucro para você!

Fabricação de gelo, por onde começar

Fabricação de gelo – Os primeiros passos

Para garantir o sucesso de sua empresa de fabricação de gelo é importante que você faça uma boa análise de mercado e necessidade de compra do produto final.

Os novos empreendedores nessa área encontram um mercado com fortes concorrentes, desde o início. Contudo, com uma boa estratégia é possível se destacar entre essas empresas maiores, especialmente na região local – oferecendo um bom produto, com boa qualidade e a preço mais competitivo que as grandes empresas.

O segundo passo está na avaliação de espaço e investimento inicial. É necessário escolher um bom local para instalar a sua empresa e somar a necessidade de investimento inicial para compra de maquinários, ferramentas e contratação de pessoal, etc.



Esteja ciente também de que uma empresa do ramo “fabricação de gelo” é uma empresa sazional, ou seja, com altos e baixos devido à temporada. Tenha boas estratégias de administração para evitar problemas em épocas de fluxo produtivo mais baixo.

Máquinas para fabricar gelo

Inicialmente, além das ferramentas administrativas você precisará investir no maquinário da produção. Existem diversos modelos de máquinas para fabricar gelo no mercado, com opções e valores diversos.

Você pode considerar a escolha ou a compra de dois tipos diferentes: a de gelo em escama (ideal para resfriamento de bebidas e alimentos frescos – muito procurado por empresas, industriais, supermercados, feiristas, restaurantes, etc) e gelo em cubos.

Esteja atento ao escolher: analise o equipamento e opte por máquinas que consumam menos energia e atendem à legislação vigente em Segurança e Saúde do Trabalho para evitar acidentes ou maiores complicações.

Procure um fornecedor de embalagens para poder embalar o produto final e vendê-lo aos seus clientes.

Divulgação

É imprescindível investir em divulgação para sua empresa e seu produto final, se você quiser sucesso. Se você está começando a sua empresa é interessante buscar oferecer o produto a clientes próprios – como os já citados: supermercados, restaurantes, etc.

Investir em panfletagem e um website também pode trazer atenção, especialmente ao público comum – os compradores diretos.

Legalize sua empresa

Para trabalhar tranquilo é importante estar legalizado. Portanto, procure um contador e abra sua empresa de forma legal.

Outro caminho que promove o sucesso é o SEBRAE que é responsável pela orientação dos novos empreendedores brasileiros, através do MEI – Microempreendedor Individual.

Muito sucesso!

deixe um comentário