Como elaborar plano de negócios de maneira certa?

Como elaborar plano de negócios de maneira certa?

por -
0 661

Afinal o que é esse plano de negócios que todo mundo fala? Será que eu preciso disso para minha empresa? Essas são alguns dos questionamentos que novos empreendedores fazem quando estão pensando em abrir um negócio. Responderemos essas e mais algumas outras dúvidas sobre esse item que pode fazer a diferença entre o sucesso e o fracasso do seu negócio. O plano de negócio nada mais é que um documento onde se reúne as idéias e as opções de quem está pensando em abrir um negócio, assim fica mais fácil você observar as oportunidades e decidir qual o caminho mais adequado para você seguir.

Como elaborar plano de negócios de maneira certa?

Além de ajudar o empreendedor a conhecer as opções de investimento o plano de negócios é preciso caso você esteja procurando por investidores, órgãos de fomento como banco, incubadores, entre outros, solicitam esse plano de negócios para analisarem se a sua ideia é viável e se poderá render a eles um retorno rápido do investimento. Existem vários tipos de planos de negócios que você pode utilizar, porem hoje vamos dar uma enfase maior no plano mais simples de todos, para você já começar bem.

Como desenvolver um plano de negócios

O desenvolvimento de um plano de negócios não é tão complexo, você consegue encontrar na internet modelos prontos onde você só precisa ir colocando as informações que ele se monta sozinho, embora isso seja a parte mais fácil do desenvolvimento não quer dizer que tudo se resume a isso. Lembre-se que o plano de negócios tem como objetivo convencer os seus investidores a te apoiarem, então desenvolva um plano simples e funcional onde haja todas as informações importantes e que elas sejam facilmente encontradas.

 

O que precisa ter em um plano de negócios?

Um bom plano de negócios precisa ter uma explicação breve do que se trata o seu negócio, que tipo de produtos e serviços você irá oferecer, porque você acha que o seu negócio tem potencial para trazer para você e seus investidores um bom lucro, por quais caminhos o seu negócio irá trilhara para alcançar o sucesso, enfim, mostre o porque os investidores devem confiar em você e seu negócio.

É você quem vai administrar o negócio? Está em busca de alguém qualificado para a tarefa? Quantas pessoas iram trabalhar no seu negócio? Você precisa deixar bem claro e bem especificado esses quesitos, pois quem for investir em seu negócio precisa saber quais as qualificações do administrador para que possam investir em algo seguro. Faça uma análise de mercado, demonstre quais são seus clientes em potencial, onde ele estão, qual o seu diferencial diante das suas concorrências e quais serão os métodos que você irá utilizar para chamar atenção deles. Demonstre uma projeção de faturamento, do quanto será necessário investir, qual será o provável fluxo de caixa e onde fica o seu ponto de equilíbrio entre faturamento vs despesas.

Mas o seu plano de negócios não é somente para investidores externos, você pode utilizar esse mesmo plano de negócios para você mesmo, utilizando das mesmas informações você poderá analisar melhor todos os pontos positivos e negativos, onde melhorar, o que pode ser feito para que os lucros aumentem e as despesas diminuam, use ele a seu favor e o mantenha sempre atualizado, indicamos que você refaça o seu plano de negócios a cada 3 meses superficialmente e a cada 6 meses mais detalhado, assim você poderá ter um bom tempo para análise e para comparar com meses anteriores.

Posts Relacionados

Sem Comentários

Deixar uma resposta