Negocios

Como organizar orçamento doméstico

Um dos grandes problemas dos brasileiros é a falta de dinheiro. E muitas vezes não é porque o dinheiro é pouco, mas sim porque ele é mal gasto. Muita gente gasta muito dinheiro em coisas que não deveria e no final, quando precisam realmente do dinheiro, ele falta. Nesse post vamos dar algumas dicas de como organizar orçamento doméstico, para que sobre uma graninha final do mês para você aproveitar. Além disso, você pode ver algumas ideias para complementar orçamento doméstico!

Como organizar orçamento doméstico

Coloque tudo no papel

Quantas pessoas moram com você? Pegue e coloque tudo no papel. Quanto cada um ganha, quanto cada um gasta com dívidas fixas, como água, luz, telefone, aluguel, condomínio, internet, comida… Veja também todos os gastos que você tem a prazo, como cartão de crédito, carro, casa, crediários em lojas, tudo que você paga mensalmente mas vai acabar algum dia.

Tendo isso em mãos, você já consegue ter uma boa noção de como será organizar orçamento doméstico. Você verá quanto de dinheiro entra e quanto de dinheiro sai. Tá na hora de organizar isso de uma maneira para você não só controlar, mas também começar a economizar.

Planilha para organizar orçamento doméstico

Você pode organizar orçamento doméstico através de uma planilha no Microsoft Excel (que existe em todos os computadores) ou se você preferir, pode pegar um caderno e anotar tudo.

Primeiramente, organize suas dívidas. Dê nome a cada uma delas e organize uma embaixo da outra. De preferencia, coloque as fixas em cima, as que tem prazo embaixo e as que são parcelas únicas por ultimo. Cada duas colunas representarão 01 mês. Como funciona isso? No começo de cada mês, você vai fazer um planejamento de todas as suas dívidas de acordo com o seu salário. Depois disso, a medida que você for pagando as contas, vá colocando o valor real na coluna ao lado. Assim, você tem uma ideia de quanto planejou gastar e de quanto de fato gastou. Isso é interessante para você que gasta demais com comida por exemplo, e não percebe. Assim, você irá conseguir conciliar ambos e economizar.

Siga a risca seu planejamento

Atualize sempre a sua planilha. Mesmo os gastos mais supérfluo como R$ 5,00 na padaria por exemplo, devem ser adicionados nos gastos em alimentação. Assim, você vai ver que planejava gastar X em alimentação mas acabou gastando o dobro, conseguindo assim economizar mais dinheiro no próximo mês.



Após alguns meses, você vai ver que está conseguindo seguir a risca o seu planejamento e perceberá outra coisa: Já será possível planejar para o futuro! Com um planejamento seguido bem a risca, você poderá criar um fundo especial para guardar um pouco de grana para comprar algo no futuro a vista.

Comprar a vista é sempre a melhor opção. Muita gente acaba se perdendo legal nas contas quando vai pelo falso hábito de “não custa tão caro, mas vou fazer em 4x para pagar menos”. Ao invés de se apertar um pouquinho esse mês e já estar livre novamente no próximo, parcelar as coisas em vezes dá a falsa confiança que o dinheiro nem vai ser sentido pagar. Porém, ao invés de se apertar um pouco durante um mês, você terá 04 meses de grana cada vez mais curta. E para não apertar, as próximas compras você vai fazer em mais vezes e as próximas em mais e vira uma bola de neve gigante.Pequenas contas parceladas são os principais vilões do seu planejamento, então não deixe de organizar orçamento doméstico.

deixe um comentário