Como gravar uma tela serigráfica

Como gravar uma tela serigráfica

por -
0 1556

Uma das partes mais importantes de uma estamparia é como gravar uma tela serigráfica. A tela é a matriz principal para todos os desenhos, sem elas é impossível trabalhar.Por isso, nesse post vamos explicar tudo para você ficar por dentro do processo de gravação serigráfica.

Como gravar uma tela serigráfica

Materiais para gravar tela serigráfica

Alguns materiais você poderá fazer você mesmo, como a mesa de vidro por exemplo. Vamos aos materiais:

– Emulsão fotografica

– Catalizador para emulsão

– Telas serigraficas limpas

– Calha para emulsão

– Mesa de vidro

– Lampadas fortes

– Lampadas amarelas

– Peso (> 5 kg)

– Estufa

– Tanque com esguicho

– Uma sala escura

Como gravar uma tela serigráfica

Primeiramente, você vai precisar de uma sala escura. Nela, você vai utilizar lampadas amarelas (não incandescentes, amarelas!) pois elas não reagem com a emulsão. A emulsão é aquele “silicone” verde que não deixa a tinta passar fora do desenho. Pegue a emulsão e dissolva o catalizador nela. Mexa bem até misturar por completo e deixe descansar por 1 hora. Esse pote de emulsão rende várias e várias telas, não se preocupe.

Com a emulsão pronta, pegue uma tela serigráfica em branco e bem limpa (lave bem ela antes). Pegue a calha de emulsão, coloque um pouco de emulsão. Encoste uma parte da calha na tela e passe uma fina camada de emulsão. Duas vezes. Após isso, passe novamente, mas sem emulsão, para retirar o excesso.

Como gravar uma tela serigráfica
Passando emulsão em uma tela utilizando uma calha

Após feito isso, é hora de colocar a tela na estufa para secar. Deixe ela por cerca de duas horas na estufa. Assim, a emulsão ficará bem rígida.

Após a emulsão estar bem rigida, pegue a arte final (desenho que você irá gravar na tela) coloque na mesa de vidro e coloque a tela por cima. A arte final deve ser 100% preta, para não passar nenhuma luz por ela. Já o papel deve ser transparente, para passar a luz onde deverá ser gravado. Após colocar ambos em cima da mesa, coloque um peso em cima da tela, para que ela e a arte final fique bem juntas e não tenha problema de sombras na gravação.

Se você não entende como funciona o processo, lhe explicaremos: A emulsão é a prova de luz (por isso temos que usar luz amarela), ou seja, ela é toda molenga, mas se for exposta ao sol por muito tempo, fica tão dura que nem lavando sai da tela. É assim que as telas são gravadas.

Embaixo da mesa de vidro, você deve colocar uma luz potente. Ela é que irá queimar a emulsão até a tela ficar gravada. O tempo que a tela tem que ficar depende da intensidade da sua lampada. Ela tem que ficar tempo suficiente para: Queimar completamente os locais onde a luz pega. Mas também, não pode ficar muito tempo para não endurecer também o lugar onde está preto na arte final.

Depois de gravado, você deve levar a tela para um tanque onde você irá jogar molhar a tela, deixar por alguns minutos e após isso, vai jogar um esguicho de agua. Onde a luz pegou diretamente, ficou tão queimado que não sai mais com agua. Onde tinha arte final, estava preto, então não passou a luz. Logo, quando você passar o esguicho, toda essa parte irá sair com a agua e ficará o desenho perfeito da sua arte final na tela!

Após isso, deixa-a secando no sol até ficar 100% seca.  Pronto, você aprendeu como gravar uma tela serigráfica!

Posts Relacionados

Sem Comentários

Deixar uma resposta