Como fazer uma gestão de projetos

Como fazer uma gestão de projetos

por -
0 283

Muitas empresas estão adotando o trabalho em forma de projetos em suas atividades programadas, para fins de atendimento às exigências da demanda dos clientes. Esse conceito de desenvolvimento de atividades pode ser aplicado a uma equipe única, formada pelos trabalhadores da empresa ou por uma equipe terceirizada, contratada para atendimento de demanda ou singular.

Independentemente do caso de sua empresa, adotar uma gestão de projetos é fundamental para a garantia do bom desenvolvimento e andamento do projeto em si e resultado positivo dentro do prazo estabelecido.

Como fazer uma gestão de projetos

Fica a dúvida então: como fazer de forma simples uma gestão de projetos?

O que você deve considerar para sua gestão de projetos ser um sucesso. Não existe uma fórmula mágica, contudo alguns itens valem a consideração:

1 – Gestão de projetos – Comunicação é a chave do sucesso: durante todas as etapas, desde a gestão até o desenvolvimento do projeto em si, a comunicação é de extrema importância para a sua equipe. Seja comunicativo, valorize e incentive a equipe a se comunicar, do contrário o sucesso fica limitado devido ao projeto que ficará estagnado.

2 – Gestão de projetos – Estabeleça uma metodologia a ser seguida: assim como os custos e os prazos são importantes, a metodologia para desenvolvimento do projeto é fundamental para que ela seja útil e prático ao solicitado. Estabeleça junto a sua equipe uma metodologia que atenda à necessidade do cliente e que seja possível às capacidades e singularidades da sua empresa;

3 – Gestão de projetos – Detalhamento: quanto maior for o detalhamento dos passos e etapas, mais fácil será visualizar onde é necessário revisão e modificação. Utilize o que for necessário: planilhas, arquivos, etc. Através do detalhamento será possível identificar as prioridades e o próprio escopo (o interesse único do cliente).

4 – Gestão de projetos – Tenha um time e seja um líder: promover gestão não é demandar funções e sim liderar a estrada. Acredite em sua equipe e seja um líder consciente e pró-ativo, faça a diferença.

5 – Gestão de projetos – Cronograma para não se perder: criar um cronograma garante facilidade em lidar com as dificuldades que podem surgir e oferece tempo mais flexível para se acertar o que for necessário.

Lembre-se de valorizar todos os envolvidos e sempre que possível estabeleça a comunicação entre todos: desde os fornecedores, clientes e desenvolvedores. Isso garantirá maior excelência no projeto.

Sem Comentários

Deixar uma resposta