Dicas de Negócios Negocios

Como fazer gelo seco?

Diferente do gelo comum, o gelo seco é bastante utilizado em eventos e apresentações culturais e não serve para consumo humano. Ele também pode ser utilizado para atividades de limpeza e conservação de produtos, porém não para o resfriamento de bebidas.

Por essas características únicas, o produto tem destaque no dia a dia das pessoas e grandes empresas e se você quer entrar para o ramo de fabricação de gelo é interessante considerar a produção desse produto final.

O que é o gelo seco

O gelo seco pode ser encontrado sob diversas formas, sendo a mais comum a sua aparência com uma fumaça, normalmente encontrada em shows e boates (a máquina de fumaça) ou em forma de pedra – utilizado em freezers e carrinhos móveis de transporte de alimentos.

Como fazer gelo seco?

A principal diferença no gelo comum e no gelo seco está em sua própria matéria prima: enquanto o gelo comum é constituído de água, o gelo seco é feito através de gás carbônico. Devido às características naturais do CO2 ele não permanece no estado líquido, saindo do sólido e indo automaticamente ao gasoso (por isso a fumaça).

Como fazer gelo seco

Existem diversas formas de como fazer gelo seco, partindo inclusive da utilização de um extintor de incêndio. Contudo, ao se falar em uma empresa de fabricação de gelo seco é necessário possuir o equipamento e ferramentas necessárias para a produção correta e segura do produto.

Existem máquinas que são capazes de realizar a pressurização e resfriamento do CO2 o suficiente para que ele se condense e fique no estado sólido – gelo seco.



Essas máquinas são chamadas de “máquina de gelo seco” ou de “granulador de gelo seco”. Elas funcionam a base de energia elétrica e necessitam do CO2 para funcionar.

Parte do produto para fazer gelo seco pode ser conseguido junto a processos que utilizam a amônia, contudo a utilização desse material é perigoso e exige cuidados especiais.

É necessário cuidado tanto para fazer gelo seco, quanto na embalagem e na utilização do gelo seco, pois ele é extremamente gelado, chegando a até -78ºC – o suficiente para causar ferimentos.

Para maiores informações, procure um fabricante da máquina e faça um orçamento. Abra sua empresa de gelo seco e conquiste novos horizontes.

deixe um comentário